Soro vs Uniswap, o duelo dos campeões

Soro vs Uniswap, o duelo dos campeões: qual é o DEX mais vantajoso financeiramente?

Você está começando a se acostumar: há algumas semanas, um projeto vem sacudindo a criptosfera… Sim, é o Serum, o mais recente DEX, apoiado pelas equipes de choque do gigante FTX! E a razão de estarmos falando tanto sobre isso é porque este pequeno recém-chegado não tem nada a invejar dos maiores, bem pelo contrário. Como o Soro se compara ao histórico Uniswap?

Como mencionamos em nosso artigo de apresentação, o soro é uma troca na cadeia. A estrutura da carteira de pedidos é normalmente encontrada em mercados centralizados. Ao longo da história, este tipo de interface provou ser excelente para ligar Bitcoin Era compradores e vendedores e determinar o preço de um ativo. É por isso que é o padrão hoje.

A fim de fazer a implementação de um livro de pedidos dinâmico a baixo custo, o soro foi implantado na cadeia de bloqueio Solana. Solana é o centro nevrálgico do projeto. Graças a esta base tecnológica, o soro oferece custos de transação extremamente baixos e uma velocidade de execução de transação de menos de um segundo!

Adoção da Cryptomoney

A Uniswap, limitada pela rede Ethereum, não teve outra escolha senão utilizar a AMM (Automated Market Makers) . De fato, hospedar um livro de pedidos dinâmico sobre o Ethereum é simplesmente inconcebível no atual estado de coisas.

Sabendo que cada ajuste de preço requer a solicitação de dados externos ou que cada pedido limite implica uma transação (cara), a estrutura ideal da carteira de pedidos perde toda a sua competitividade na rede ETH.

Uma estrutura diferente significa uma lógica de taxas diferente. Na Uniswap, os provedores de liquidez têm que pagar 0,3% do valor negociado + taxas de rede ETH para chamar o contrato Uniswap (recentemente variando de $4 a $20+).

Comparação

Para fazer esta comparação, vamos dividir uma ficha ETH em ambas as plataformas no mesmo minuto, e depois tentar descobrir qual das duas nos oferece mais USDT em troca.
o livro de pedidos do soro no momento do benchmark

Aqui está o livro de pedidos do Serum DEX (Bonfida) no momento da comparação, podemos ver que a propagação entre compradores e vendedores é extremamente baixa, graças à presença de market makers muito ativos na plataforma.

Podemos nos separar com 1 ETH por 622.570 USDT. É claro, a plataforma também tem que assumir sua comissão. Considero que, para fins desta demonstração, somos usuários comuns que não possuem fichas SRM a fim de se beneficiar de uma redução de taxas.

Portanto, as taxas dos tomadores são de 0,22% sobre o valor trocado (estamos aqui um tomador) – Por isso, receberemos 622.570 x 0,9978 USDT (aproximadamente 622.570 – 622.570 x 0,0022) ou 621,20 USDT contra 1 ETH, aos quais se somam as insignificantes taxas de transação da Solana… (na ordem de alguns centésimos de centavo). Também é possível calcular o custo se alguém tivesse feito o TX com 1000 SRM em sua carteira ( 0,18%).

Na Uniswap em um bom dia (preço do gás a 50 gwei, já vimos pior), o popular pool de liquidez ETH / USDT nos oferece ao mesmo tempo 620,693 USDT (aprox.) contra 1 éter. A estimativa exibida inclui os 0,3% reservados aos provedores de liquidez, aos quais se somam as taxas da rede Ethereum de US$ 5,12, bem como o risco de variação de preço no pool entre o envio da transação e a execução. O recebimento mínimo potencial é estimado em $617,6USDT.

Como você já deve ter entendido, com certeza vamos sair disto com 614 USDT, uma diferença não insignificante de 1% para um comércio desta escala. É claro que esta diferença está destinada a diminuir se tentarmos comercializar uma quantidade maior, mas o objetivo desta demonstração é comparar o desempenho das ferramentas em um contexto comum.